Trabalhadores da KMET em luta: Pelo Emprego! Contra a Deslocalização!

Abaixo-assinado
Contra os despedimentos e a deslocalização! Pelo direito ao Trabalho e a Produção Nacional!

À administração da Kemet Eletronics Portugal, SA
Ao Governo português

Os trabalhadores que abaixo assinam, manifestam à administração da Kemet e ao Governo português a sua indignação e protesto pela intenção desta multinacional deslocalizar os equipamentos e a produção de condensadores de tântalo para o México, comprometendo a viabilidade da fábrica e lançando no desemprego 127 trabalhadores.

A Kemet beneficiou de apoios do Estado português, da Segurança Social e de municípios superiores a 30 milhões de euros, para criar emprego. Recebeu, através dos nossos impostos, essas verbas para desenvolver novos produtos, manter a tecnologia e receber novas encomendas.

A fábrica de Évora é a mais evoluída do mundo na fabricação de condensadores de tântalo. Conta com trabalhadores e técnicos, da região, altamente qualificados e competentes. E, nos últimos três anos, somou lucros superiores a 10 milhões de euros.

A Kemet é parte integrante e indispensável do desenvolvimento industrial e económico de Évora. A transferência desta linha de produção para o México e subsequente desemprego dos trabalhadores implicariam novos e pesados desequilíbrios sociais na região.

Assinamos este abaixo-assinado, porque estamos solidários com a luta destes trabalhadores , que, com toda a legitimidade, reclamam e defendem a manutenção do sector produtivo no nosso país e a anulação do despedimento, ilegal, dos 127 trabalhadores da KEMET. Exigindo, ainda, do Governo português que defenda as economias regional e nacional e impeça futuras deslocalizações imorais, desnecessárias que não têm enquadramento na lei.

Fevereiro/Março de 2014