Serão dezenas de milhar os professores que marcarão presença na Manifestação de amanhã, 19 de maio, em Lisboa. Um protesto que também está a mobilizar os professores nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores, onde se realizarão, igualmente, concentrações de docentes.

A Manifestação Nacional dos Professores criará melhores condições para a obtenção de resultados positivos para os professores.

O Ministério da Educação marcou para 4 e 5 de junho reuniões com as organizações sindicais de professores, com a presença do próprio Ministro. A reunião com a FENPROF será no dia 4, pelas 9:30 horas, e nela serão exigidas respostas concretas às questões que, amanhã, levam os professores à rua.

Este dado novo faz crescer ainda mais a importância desta Manifestação Nacional dos Professores, cujos principais objetivos passam pelo cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo em 18 de novembro (contagem integral do tempo de serviço dos professores para efeitos de carreira; regularização dos horários de trabalho, sendo repostas as 35 horas estabelecidas em lei e respeitadas as suas diversas componentes; aprovação de medidas que contrariem o envelhecimento na profissão docente, desde logo a aprovação de um regime específico de aposentação), resolução dos problemas criados pelo Ministério da Educação no âmbito dos concursos e das listas para progressão aos 5.º e 7.º escalões e contestação de um eventual processo de municipalização da Educação.

FONTE: FENPROF