Os enfermeiros do IPO - Instituto Português de Oncologia, em Lisboa decidiram, num plenário realizado esta manhã, fazer greve no dia 8 de Janeiro se, até lá, não houver reposta às suas reivindicações.
De hoje até 8 de Dezembro irão ocorrer várias acções de luta dos enfermeiros do distrito de Lisboa em torno dos mesmos objectivos: as progressões e a atribuição do suplemento aos enfermeiros especialistas
Quase a chegar ao final do ano, são várias as instituições que continuam a não contabilizar corretamente os pontos, para efeitos de progressão na carreira. Esta situação está a retirar dezenas de euros dos bolsos dos enfermeiros todos os meses.
Contra esta situação, há várias iniciativas de protesto agendadas na região de Lisboa, este mês:
12 de dezembro – IPO - Instituto Português de Oncologia, plenário e concentração com distribuição de comunicado à população, entrega de abaixo-assinado à administração e votação de moção com proposta de novas ações de luta às 10h15.
13 de dezembro – Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, greve das 8h às 11h com entrega de abaixo-assinado à administração (Hospital S. Francisco Xavier) e distribuição da carta dos enfermeiros ao Pai Natal às 10h15.
14 de dezembro – Hospital de Cascais, greve entre as 8h e as 11h, com concentração.
17 de dezembro – Hospital Santa Maria, plenário e concentração às 11h30 com votação de moção que será entregue na administração.
18 de dezembro – Hospital Fernando Fonseca, plenário e concentração às 11h30, com entrega de abaixo-assinado à administração.
Declarações de Isabel Barbosa, Sindicato dos Enfermeiros Portugueses na conferência de imprensa junto à entrada do Instituto Português de Oncologia em Lisboa. (SIC Notícias)