Os trabalhadores ao serviço do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI), entidade patronal que também gere os Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS) do Sul e Ilhas decidiram em plenário marcar uma SEMANA DE LUTA, que está agendada para 25 a 29 de Março.

Face às sucessivas interrupções das negociações das suas Convenções Colectivas, unilateralmente determinadas pela Direcção do SBSI presidida pelo Dr. Rui Riso - que também é Vice-Presidente da UGT, deputado do Partido Socialista e membro da Comissão do Trabalho, da Assembleia da República – os Trabalhadores mandataram os seus sindicatos para decretarem formas de luta.

Esta estratégia dos dirigentes do SBSI, de fingirem negociar, tem como único objectivo anular as Convenções Colectivas dos cerca de 1.400 trabalhadores ao seu serviço e exercerem uma vergonhosa pressão sobre o Ministério do Trabalho, para as fazer caducar.

Esta falácia negocial ficou perfeitamente clara, quando a Direcção do SBSI decidiu encerrar em 31 de Dezembro de 2018, os processos de mediação requeridos pelos sindicatos e há 2 semanas enviou ofícios a alegar “insucesso negocial”, para tentar forçar o Ministério do Trabalho a caducar as convenções coletivas.

Os sindicatos e a comissão de trabalhadores do SBSI/SAMS Sul e Ilhas já apresentaram exposições e solicitaram Audiências, ao Senhor Ministro do Trabalho (em 29 de outubro e 27 de novembro de 2018) e ao Senhor Primeiro-Ministro (em 19 de fevereiro de 2019).

Nesta exposição e pedido de audiência ao Senhor Primeiro-Ministro, os Sindicatos e a Comissão de Trabalhadores solicitam a intervenção do Dr. António Costa para mediar esta incoerente e inadmissível atitude do deputado Rui Riso, que como membro da referida comissão parlamentar tem a obrigação ético-legal de respeitar e garantir o cumprimento da Constituição da República Portuguesa e da legislação laboral.

Para protestar e, de novo denunciar publicamente esta vergonhosa atitude dos dirigentes do SBSI, os sindicatos, dando cumprimento às decisões dos Trabalhadores do SBSI/SAMS Sul e Ilhas decretaram uma semana de luta, de 25 a 29 de março, um conjunto de ações que passam por greve, concentrações/vigília, conferências de imprensa diárias e distribuição de folheto dirigido aos utentes dos SAMS e à população.

FONTE: Sindicatos e Comissão de Trabalhadores