20190403EDP na sede 2018A Fiequimetal e os sindicatos realizam na quarta-feira, dia 24, às 15 horas, junto da sede da EDP, em Lisboa, uma concentração para exigir a valorização das carreiras, em especial dos trabalhadores mais recentes, e dar força às negociações. Publicamos depoimentos de Arménio Carlos, Rogério Silva, Anabela Silva e Hugo Gonçalves.

A acção foi convocada para o momento em que decorrerá, naquele local, a assembleia geral de accionistas.

Num comunicado em distribuição nas empresas do Grupo EDP, são apontados motivos que originam o descontentamento sentido nos locais de trabalho e que vão ser expostos publicamente no dia 24.

Ano após ano, a administração insiste numa política de redução das verbas disponíveis para pagamento de salários.

Com a política de redução de pessoal, vários trabalhadores estão sobrecarregados de tarefas, sem que tenham a devida valorização salarial

Foram criadas desigualdades salariais que afectam os trabalhadores contratados depois de o ACT 2014 ter entrado em vigor.

Esta é altura certa para os trabalhadores voltarem a dar a cara pela defesa dos seus direitos. Começaram as negociações sobre a valorização das carreiras dos trabalhadores mais recentes. Mas a administração apenas admitiu que é necessário averiguar quantos são os abrangidos e «depois se verá» as reivindicações.

A federação, o SIESI, o SITE Centro-Norte e o SITE Norte defendem que todos os trabalhadores devem entrar auferindo pela BR4.
A reivindicação é justa, mas a força da Fiequimetal nas negociações aumentará substancialmente com a força que os trabalhadores vão mostrar no dia 24.

FONTE: FIEQUIMETAL