Os trabalhadores das cantinas escolares do município de Santo Tirso pertencentes à Uniself estarão em greve amanhã, quinta-feira, 18 de Julho. De manhã, a partir da 9h00 irão concentrar-se à porta da Câmara Municipal, para exigir que a Câmara Municipal obrigue a Uniself a cumprir o Caderno de Encargos e os direitos dos trabalhadores. Entre outras reivindicações exigem melhores salários e a admissão de mais pessoal.

O Sindicato da Hotelaria do Norte enumerou as razões da luta dos trabalhadores das cantinas escolares do município de Santo Tirso pertencentes à Uniself :

1. Contra a falta de pessoal nas cantinas, os ritmos de trabalho intensos e a polivalência desvalorizativa das cozinheiras que são obrigadas a fazer tudo no refeitório, limpeza lavagem de louças, preparação e confeção de refeições;

2. Por melhores salários;

3. Contra a redução da carga horária e pela contratação das cozinheiras a tempo completo;

4. Contra a contratação de trabalhadores pelas empresas de trabalho temporário;

5. Pela passagem a efetivos de todos os trabalhadores, pelo menos das cantinas que estão aberta de setembro de um ano a julho do ano seguinte;

6. Pela contratação de todos os trabalhadores para todo o ano letivo;

7. Pela contratação de preparadoras de cozinha, pelo menos nas cantinas que confecionam mais de 70 refeições;

8. Pelo cumprimento do caderno de encargos, designadamente o numero de trabalhadores em cada escola e a carga horária diária.

FONTE: Sindicato da Hotelaria do Norte