greve mgm hotelsA administração dos hotéis MGM, em Albufeira, não respeita os direitos dos trabalhadores, nomeadamente o direito à greve, direito fundamental dos trabalhadores consagrado na Constituição da República, e desencadeia acção repressiva para tentar calar o protesto e a luta dos trabalhadores por melhores salários e condições de trabalho.

Nos dias que antecederam a greve do passado dia 29 de Junho, e no próprio dia da greve, os trabalhadores foram abordados individualmente por superiores hierárquicos com ameaças de despedimento se fizessem greve e um dirigente do sindicato foi alvo de uma agressão à sua integridade física por parte de um alegado segurança/motorista do patrão. Esta semana, os representantes dos trabalhadores no Muthu Clube Praia da Oura e Muthu Oura Praia Hotel foram alvo de processos disciplinares, neste último hotel com intenção de despedimento do delegado sindical por afirmações generalistas feitas nas redes sociais, o que demonstra uma clara intenção da administração incutir o medo nos trabalhadores para os levar a desistir de lutar.

A acrescer às ameaças e aos processos disciplinares, a administração do hotéis MGM está a fazer comunicados aos trabalhadores e a afixá-los nas unidades hoteleiras, a por em causa a legalidade do pré-aviso de greve para os próximos dias 10 e 11 de Agosto, ameaçando os trabalhadores com faltas injustificadas e demais consequências legais.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve repudia a atitude antidemocrática da administração desta multinacional do sector hoteleiro e reafirma todo o apoio e solidariedade para com a justa luta destes trabalhadores por melhores condições de trabalho e de vida.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve não pactua com este tipo de atitudes e, por isso, irá usar todos os meios legais à sua disposição para fazer valer a democracia e os direitos dos trabalhadores, estando a ponderar a apresentação de uma queixa-crime contra os representantes legais das empresas do grupo e todos envolvidos.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela a todos os trabalhadores dos hotéis do Grupo MGM, em Albufeira, para não se deixarem intimidar e aderirem à greve marcada para os próximos dias 10 e 11 de Agosto, reafirmando que unidos os trabalhadores serão mais fortes.