A comunidade educativa da Escola Secundária de Odivelas vai concentrar-se amanhã, a partir das 8:00 horas, em frente àquele estabelecimento de ensino para exigir o reforço de trabalhadores não docentes, que estarão em greve, e em luta contra a municipalização

A falta de pessoal, a polivalência e o elevado desgaste dos trabalhadores não docentes são as principais razões da greve.

Nesta escola (como aliás em todas) não é com o recurso a trabalhadores à hora, que o problema ficará solucionado.

Todas as escolas secundárias estão em processo de municipalização, e o Ministério da Educação, bem como a CM de Odivelas têm de assumir as suas responsabilidades e contratar trabalhadores não docentes de forma permanente e não investir em soluções de “tapa buracos” (contratação à hora), injustas para quem é contratado e que não solucionam o problema das escolas.

A adaptação das Escolas à nova “Escola Inclusiva” tem de ser uma realidade com a construção de infraestruturas preparadas para receber jovens com necessidades educativas especiais (nomeadamente WC adaptados). Também deveria existir um reforço de pessoal não docente para acompanhar estas crianças e jovens muito dependentes e que precisam de acompanhamento constante.

Mas a realidade é bem diferente e como tal os trabalhadores não docentes têm mesmo de lutar e denunciar estas situações!

FONTE: Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas