Escola Vergílio Ferreira LisboaOs trabalhadores não docentes do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, em Lisboa, estarão amanhã em greve para exigir o reforço de pessoal, motivo que também leva a Comunidade Educativa a concentrar-se, a partir das 8:00 horas, em frente a Escolas Secundária Vergílio Ferreira, para protestar conta de falta de pessoal não docente.

Nota à imprensa do STFPSSRA - Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul e Regiões Autónomas:

GREVE - 18 Outubro - Trabalhadores Não Docentes do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira

CONCENTRAÇÃO - 18 Outubro - Comunidade Educativa de todo o Agrupamento de Escolas - Pelas 8h - Frente à Escola Secundária Vergílio Ferreira

Tal como em muitas Escolas, o Agrupa­mento de Escolas Vergílio Ferreira vive situações de graves faltas de pessoal.

O facto é que os trabalhadores passam em constante correria entre diversas escolas do Agrupamento para tentar colmatar as faltas de pessoal não do­cente. Esta situação leva a um grande desgaste, logo no início do ano letivo.

É também lamentável que se viva um momento em que nem Ministério da Educação, nem a CM de Lisboa queiram assumir que as Escolas têm falta de trabalhadores não docentes.

Na prática as Escolas de Lisboa estão municipalizadas, com gestão da CM de Lisboa, mas a gestão efetiva da Autar­quia só começa em Janeiro.

O Ministério da Educação vai passando a “pasta” à CM de Lisboa, mas fica assim um va­zio em que ninguém manda.

É tempo das entidades competentes Governo e Autarquia olharem para as Escolas mais carenciadas (como o caso deste Agrupamento) e compreenderem as razões deste problema. Assim e porque este é um problema que afeta a todos, irá ser organizada uma concentração da Comunidade Educativa no dia 18 de Outubro, pelas 8h, frente à Escola Secundária Vergílio Ferreira.

FONTE: STFPSSRA - Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas do Sul e Regiões Autónomas