etmaA empresa de mármores ETMA , em Bencatel, Vila Viçosa, "tudo tem feito, sucessiva e reiteradamente, antes de cada plenário de trabalhadores, para obstaculizar a sua realização" acusa o sindicato que representa os trabalhadores do sector, STCCMCS, numa nota à imprensa divulgada esta manhã.

Nota à Imprensa do STCCMCS:

A ETMA – Empresa de Transformação de Mármores do Alentejo, SA, em Bencatel, Vila Viçosa, convive mal com a liberdade sindical e a democracia.

Desde a eleição dos delegados e da constituição da Comissão Sindical, fruto da necessidade dos seus trabalhadores estarem representados e realizarem plenários para discussão e aprovação das matérias e assuntos do seu interesse, a empresa tudo tem feito, sucessiva e reiteradamente, antes de cada plenário de trabalhadores, para obstaculizar a sua realização.

Uma das últimas tentativas foi na passada segunda-feira, dia 14, usando expedientes não previstos em nenhum normativo legal e de clara ingerência na organização sindical ao questionar acerca de quais eram os dirigentes sindicais, qual o seu número de Cartão de Cidadão, quais os assuntos que iriam ser tratados no Plenário de Trabalhadores, etc.

E a postura assumida nesta quinta-feira, dia 17, à hora da saída, aquando do contacto exterior do Sindicato com os trabalhadores, mandou colocar barreiras físicas junto ao parque de estacionamento, numa clara tentativa de tentar condicionar e impedir o contacto com os trabalhadores, mesmo no exterior da empresa!

Esta é a atitude, de quem convive mal com a democracia e a liberdade sindical.

E elas não podem ficar à porta das empresas!

Não nos deixamos condicionar por estas posturas patronais intoleráveis e abusivas, já convocámos um novo plenário de trabalhadores, nos termos legais, para o dia 24 de Outubro, às 08h00, no interior da empresa, para com os trabalhadores, se debaterem as matérias reivindicativas imediatas.

FONTE: STCCMCS – Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Cerâmica, Cimentos e Similares, Construção, Madeiras, Mármores e Cortiças do Sul e Regiões Autónomas