JF Sao VicentePara apresentar as reivindicações dos trabalhadores e as propostas para os ultrapassar, o STML - Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa reuniu, durante este mês, com alguns executivos das juntas de freguesia da capital.

Na reunião com o Executivo da Junta de Freguesia de São Vicente, no dia 10 de Outubro, foi aceite a proposta do STML para um novo ACEP - Acordo Coletivo de Empregador Público, apresentada pelo sindicato. Perspetiva-se para o mês de Novembro a sua celebração formal.

No dia 22 o sindicato reuniu com o Executivo da Junta de Freguesia de Alvalade. Entre outros, o STML apresentou a proposta defendida pelos trabalhadores da higiene urbana para que o trabalho extraordinário, aos sábados, se realize das 08h00 às 14h00, garantindo o seu prolongamento até às 16h00 por uma viatura de apoio constituída por dois elementos.

Na reunião com o Executivo da Junta de Freguesia da Misericórdia, realizada no dia 24 de Outubro, a propósito da informação tornada pública sobre a externalização de uma das novas competências da Câmara para a Junta, o STML frisou que, perante novas responsabilidades públicas, a Junta deve assumir sem tibiezas o investimento necessário que lhe permita cumprir com as suas obrigações junto da população da freguesia, concretamente na contratação de mais pessoal e/ou dos meios necessários à limpeza do espaço público, mantendo todos os serviços sobre a sua responsabilidade directa.

FONTE: STML - Sindicato dos Trabalhadores do Município de Lisboa