mem martinsSó abriu às 10 da manhã, hoje, a Escola Secundária de Mem Martins, em Sintra. Em causa está uma greve parcial dos assistentes operacionais que se queixam de não serem suficientes para assegurar o funcionamento da escola.

Comentários de Luís Esteves, Sind. Trab. em Funções Públicas e Sociais do Sul.

RTP 1 - Jornal da Tarde

 

Escola secundária de Mem Martins fechada devido à greve dos trabalhadores não docentes

A escola Secundária de Mem Martins, concelho de Sintra, está hoje de manhã encerrada devido à greve dos trabalhadores não docentes que reivindicam o reforço de funcionários, disse à Lusa fonte sindical.

Os trabalhadores não docentes estão em greve desde as 07h00 de hoje e cerca das 08h30, segundo fonte sindical, estavam concentrados junto aos portões do estabelecimento de ensino.

Em declarações à agência Lusa, Maria Alzira, delegada sindical e funcionária da escola, disse que os trabalhadores não docentes vão estar em greve entre hoje e sexta-feira das 07h00 às 10h00, estando a escola encerrando durante aquele período.

"É uma situação insustentável. Esta escola tem 1.800 alunos e neste momento somos 10 funcionários, o que é claramente insuficiente pois temos mais de 100 espaços para manter e vigiar entre salas, laboratórios, espaços exteriores, reprografias, etc", disse.

A delegada sindical contou à Lusa que a 25 de outubro a escola não abriu por falta de trabalhadores não docentes e por decisão da direção da escola.

"Há alguns funcionários de baixa. A 25 de outubro a escola não abriu por falta de condições. Isto afeta o pessoal não docente e toda a comunidade escolar", indicou.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas, nem a Câmara Municipal de Sintra, que vai passar a gerir as escolas secundárias do concelho, nem o Ministério da Educação atuam para resolver a falta de funcionários.

Os funcionários da escola secundária de Mem Martins, segundo, a delegada sindical Maria Alzira, apelam aos responsáveis da autarquia e do Ministério para visitarem a escola e "verificarem a situação".

As escolas secundárias que ainda estão sob gestão do Ministério da Educação vão passar a ser geridas pela Câmara de Sintra a partir de janeiro.

Nas últimas semanas, várias escolas de todo o país têm sido encerradas devido à greve dos trabalhadores não docentes que reclamam um reforço de pessoal e melhores condições.

FONTE: RTP/ LUSA