20191212 122419O CESP, Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, promoveu ontem,  12 de Dezembro, um cordão humano e tribuna pública no CC Vasco da Gama, em Lisboa. A iniciativa contou com a presença do Secretário-Geral da CGTP-IN, Arménio Carlos.

Sob o lema “POR HORÁRIOS DIGNOS, PELO DIREITO A TRABALHAR E TER VIDA PESSOAL E FAMILIAR!”, os trabalhadores concentraram-se para exigir o aumento dos salários em 90€ para todos em Janeiro de 2020, melhores condições de trabalho, com ênfase para a denúncia dos longos horários, trabalharem todos os dias, incluindo domingos e feriados e com o incumprimento das normas de organização dos horários de trabalho, que levam à sua desregulação, fazendo da vida dos trabalhadores um inferno, e impossibilitando a conciliação do trabalho com a vida pessoal e familiar.

Neste sector, maioritariamente composto por mulheres com filhos pequenos, as empresas não respeitam o direito das crianças a ter acompanhamento dos pais, nomeadamente quando requerem os horários flexíveis previstos na lei, que recebem como resposta a recusa das empresas e só com a intervenção do CESP e recurso à CITE, as/os trabalhadoras/es vêem esse direito cumprido.

Na acção ficou a determinação dos trabalhadores e do CESP de continuar a luta por melhores condições de vida e de trabalho.

FONTE: CESP