ars norte greve 29 janO SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou uma greve, para dia 29 de Janeiro, na a ARS do Norte, porque “é inadmissível e incomportável a situação com que continuam confrontados os enfermeiros das unidades funcionais da dependência da ARS Norte”.

Nesse dia, pelas 11 horas, os enfermeiros vão também realizar uma concentração de protesto em frente à ARS do Norte.

O SEP acusa a ARS Norte de ser responsável pela ausência de anos não avaliados, porque que não orientou/desenvolveu as exigências legais para a concretização da avaliação do desempenho, ainda que tenha sido alertada sistematicamente pelo SEP em todas as reuniões efetuadas.

Para o SEP é inadmissível e incomportável a situação com que continuam confrontados os enfermeiros das unidades funcionais da dependência da ARS Norte.

Passados dois anos desde o descongelamento das progressões nenhum enfermeiro foi notificado do número de pontos de que é detentor. Existem ACES que ainda estão a pensar a forma como poderá ser ultrapassada a ausência de avaliação do desempenho do biénio 2017-2018.

Os enfermeiros reivindicam:

  • o pagamento dos 100% do descongelamento da progressão: a muitos enfermeiros não foi pago a última tranche do faseamento (25%).
  • a contagem de pontos relativa aos anos antes do ajustamento salarial nos €1201
  • a transição de todos os enfermeiros com o título de especialista para a categoria de especialista da nova carreira
  • a publicação da lista nominativa de transição
  • a admissão urgente de mais enfermeiros

FONTE: SEP – Sindicato dos Enfermeiros Portugueses