Lidl cespOs trabalhadores do LIDL realizaram diversos plenários de trabalhadores nas lojas e entrepostos, durante o mês de Fevereiro. Os trabalhadores exigem que a administração do LIDL se sente à mesa com os representantes sindicais para discutir os aumentos de salários, o fim da pressão e repressão sobre os trabalhadores, a reposição dos descansos compensatórios com retroactivos e a melhoria das condições de trabalho! 

No final dos plenários, os trabalhadores do LIDL definiram as suas prioridades reivindicativas:

- Aumento dos salários em 90€ para todos os trabalhadores;

- Reposição dos 3 escalões remuneratórios a todos os trabalhadores e pagamento dos retroactivos aos trabalhadores penalizados com a criação de um quarto escalão;

- Fim da pressão, repressão e perseguição aos trabalhadores;

- Atribuição de subsídio de frio a todos os trabalhadores que trabalham em temperaturas controladas;

- Preferência na ocupação de postos de trabalho a tempo inteiro ou aumentos de carga horária aos trabalhadores em part-time.

 

Os trabalhadores não vão baixar os braços e vão para a luta! Unidos decidiram avançar com um pré-aviso de greve para dia 29 Fevereiro de 2020.

A escolha desse dia prende-se com o facto de ser o último dia do ano fiscal no LIDL, que apesar de laborar em Portugal, implementa as directivas alemãs.

 

Fonte: CESP