edp resultadosDivulgados os resultados da EDP relativos a 2019, os trabalhadores ficam com mais razão para exigirem justiça na distribuição da riqueza e prioridade da empresa ao interesse do País e não aos interesses dos accionistas.

A FIEQUIMETAL afirma que a apresentação dos resultados de 2019 da EDP veio gerar mais indignação nos trabalhadores. Num comunicado, apelando a uma resposta firme à falta de respeito demonstrada pela administração, a federação pergunta: Por que razão se mantém a distribuição de lucros a um nível fora do razoável, mas não se discute um aumento digno de salário para os trabalhadores?

Vão longe os níveis de lucros registados nos anos de 2014 a 2016, havendo para isso explicações. Mas a EDP obteve em 2019 um lucro muito considerável, de 512 milhões de euros, e vai pagar 695 milhões em dividendos.

Pelo segundo ano consecutivo, a administração decide distribuir aos accionistas um valor que é superior ao lucro angariado.

A FIEQUIMETAL estranha que a administração promova a venda de activos (caso das concessões hídricas), com a desculpa de que é necessário abater a dívida, e depois decida aumentar essa dívida para pagar dividendos.

Valores irrisórios para salários

Enquanto isto, aos trabalhadores – verdadeiros criadores desses milhões e que investem na empresa, todos os dias, a sua vida – foi apresentada uma proposta de actualização salarial de 0,3 ou 0,5 por cento, ou seja, valores entre 5 e 15 euros (já com o habitual arredondamento ao euro superior), que são manifestamente insuficientes e indignos, vindos de uma administração que se diz de excelência e de uma empresa que se gaba de ser sustentável e familiarmente responsável.

Esta «nova» posição da administração foi assumida na última ronda de negociações da revisão salarial, no dia 19, véspera da apresentação de resultados: 0,5 por cento para as BR (bases remuneratórias) 3 a 22 e para as letras de A2 a J. Desde a reunião anterior, apenas se altera o número de trabalhadores abrangidos por este valor.

Num comunicado aos trabalhadores, a FIEQUIMETAL e os sindicatos (SIESI, SITE CSRA, SITE Norte e SITE Centro-Norte) avisam que não será com valores irrisórios como os que tem apresentado que a administração pode esperar que as negociações terminem rapidamente.

 

Fonte: FIEQUIMETAL