A FECTRANS manifesta a sua oposição ao acordo feito entre o Governo e uma associação patronal do sector de mercadorias que suspende a medida de isolamento profilático de todo os  trabalhadores motoristas do transporte internacional que regressassem a Portugal.

Num momento em que se exigem medidas de protecção aos trabalhadores, não faz sentido que por 15 dias se derroguem as normas que regulam os tempos de condução e de repouso.

Ora, como todos sabemos foi a construção e a reconstrução do CCTV – assinado por entidades patronais e sindicais – que muito contribuiu para acabar com todos os artifícios usados para manter os trabalhadores motoristas a trabalhar praticamente de forma contínua e que agora com esta decisão o governo vem repor.

Com esta medida tende a contrariar todo o trabalho desenvolvido, mas queremos reafirmar que a segurança rodoviária e a do próprio motorista não devem ser comprometidas, que não é admissível que os motoristas conduzam sob cansaço e fadiga.

Tendo em conta que esta é também uma matéria que integra o CCTV – Contracto Colectivo de Trabalho Vertical, não é admissível que o Governo decida sem discutir com a aa organização representativa dos trabalhadores.

Destas questões e na defesa dos trabalhadores do sector, o STRUP, sindicato filiado nesta Federação fez uma exposição ao governo e aos grupos parlamentares.

FONTE: FECTRANS