Vigília Contra a Precariedade na RTPUm grupo de 26+1 profissionais da RTP com vínculos precários que aguardam a integração nos quadros, ao abrigo do PREVPAP (Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública), realizaram uma “Vigília Contra a Precariedade na RTP”, junto aos estúdio do Monte da Virgem, no Porto.

Nota de Imprensa do Grupo de trabalhadores com vínculos precários da RTP:

Vigília Contra a Precariedade na RTP, 01/06/2020, 12h, Monte da Virgem

Somos um grupo de 26+1 profissionais da RTP que estamos a aguardar integração nos quadros, ao abrigo do PREVPAP (Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública).

No passado ano de 2019, foi-nos comunicado pela CAB Cultura que o nosso vínculo precário com a empresa RTP não era o correto e que deveríamos integrar os quadros da empresa após homologação dos Ministérios.

Um dos profissionais (o +1) ficou fora desta aprovação na altura da votação, por negligência da CAB Cultura e da RTP, no entanto as funções que exerce são uma necessidade permanente e deverá haver igualdade de tratamento de trabalhadores.

Com a pandemia de Covid -19, não só o Estado atrasou as assinaturas necessárias para a integração dos trabalhadores, como o Conselho de Administração da RTP decidiu aproveitar a pandemia, para substituir os precários aprovados para integração, por novos precários.

A direção da empresa optou por abdicar da sua responsabilidade social e substituiu os precários aprovados no âmbito do PREVPAP, por novos precários, deixando ao total abandono os 26+1 profissionais, que trabalham na RTP Porto há mais de uma década.

Além da má gestão do dinheiro público, com a contratação de novos precários (através da empresa de falso outsourcing) pelo triplo do custo dos trabalhadores já aprovados no PREVPAP, a falta de experiência dos novos contratados, ou até da criação de nova precariedade na RTP (quando ainda não resolveu a actual), chamamos à atenção para a situação extremamente premente em que se encontram estes 26+1 profissionais.

A “Vigília Contra a Precariedade na RTP”, que decorrerá no próximo dia 01/06/2020, pelas 12h, na RTP Porto (Monte da Virgem), terá a duração de 26+1 horas, de modo a coincidir com a inquirição no Parlamento ao Presidente do Conselho de Administração da RTP (Gonçalo Reis).

Nesta Vigília apelaremos ao Governo pela homologação da decisão da CAB de 2019, pela resolução do problema do trabalhador negligenciado pela mesma CAB, apelaremos para que o Conselho de Administração da RTP não desrespeite mais os seus legítimos trabalhadores, exigiremos o reconhecimento dos vínculos e a devolução do nosso emprego.

Na esperança que todos estes desejos se concretizem e como somos pessoas de fé, iremos acender 26+1 velas, na pernoita de dia 1/06/2020 para dia 2/06/2020.

FONTE: Grupo de trabalhadores com vínculos precários da RTP