lavandaria hospitalarUma trabalhadora do SUCH (lavandaria hospitalar, em Vialonga) testou positivo para a covid-19, depois de uma semana a trabalhar, já com sintomas que podem indiciar que estava infectada. O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis está a acompanhar o evoluir da situação e questionou a Administração do SUCH sobre as medidas já tomadas no sentido de salvaguardar a saúde dos trabalhadores, dos seus familiares e dos doentes hospitalizados (uma vez que a trabalhadora em questão trabalha na zona limpa da lavandaria, espaço de onde a roupa segue para a expedição e daí para os hospitais). Até ao momento, o sindicato não recebeu nenhuma informação por parte da empresa e já deu conhecimento à Direcção-Geral da Saúde acerca do ocorrido.

Nota à Comunicação Social do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis, Lanifícios, Vestuário, Calçado e Curtumes do Sul segue a seguinte nota à Comunicação Social.

TRABALHADORA DO SUCH (lavandaria hospitalar) TESTOU POSITIVO
- Sindicato continua a aguardar resposta da Administração –

O Sindicato realizou um plenário com os trabalhadores da empresa SUCH, em Vialonga (Lisboa) nesta 5ª feira, 2 de Julho e tomou conhecimento que uma trabalhadora desta Lavandaria Central de Lisboa, da zona limpa (calandras), do turno da tarde, testou positivo para COVID-19 (SARS COV2) na segunda-feira passada, dia 29 de Junho.

O Sindicato contactou de imediato a trabalhadora em causa, que se encontra em casa (isolamento profiláctico) e que confirmou que ao longo da semana anterior (22 a 26/6) começou a sentir dores no corpo e passados uns dias, teve vómitos e febre, pelo que se dirigiu ao Hospital para ser socorrida, onde lhe prescreveram a análise cujo resultado deu positivo.

Face a esta situação, o Sindicato contactou de imediato a Administração do SUCH, inquirindo acerca:

- Das medidas já tomadas no sentido de salvaguardar a saúde dos trabalhadores, dos seus familiares e dos doentes hospitalizados (uma vez que a trabalhadora em questão trabalha na zona limpa da lavandaria, espaço de onde a roupa segue para a expedição e daí para os hospitais);

- Sobre os esforços feitos no sentido de serem testados todos os trabalhadores da Lavandaria;

- Sobre as medidas de protecção que têm sido proporcionadas a trabalhadores pertencentes a grupos de risco, nomeadamente, hipertensos, diabéticos, com historial e doença pulmonar ou outras doenças crónicas.

Até este momento o Sindicato não recebeu nenhuma informação por parte da empresa e já deu conhecimento à Direcção-Geral da Saúde acerca do ocorrido.

Vai continuar a acompanhar, em permanência, a evolução da situação no interior da empresa, exigindo medidas de protecção imediatas e urgentes.