villanova serort albufeira salarios atraso 640No Algarve crescem as denúncias de salários em atraso ligados ao setor turístico. Em Albufeira, meia centena de trabalhadores do Vila Nova Resort estão sem receber desde Março e acusam a empresa de lhes ter ficado com as verbas que o Estado pagou referentes ao lay-off.

Declarações de Tiago Jacinto, Sindicato dos Trabalhadores da Hotelaria.

RTP 1 - Jornal da Tarde

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve

TRABALHADORES DO VILANOVA RESORT EM LUTA PELO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS E DEFESA DOS POSTOS DE TRABALHO

Os trabalhadores do empreendimento turístico Vilanova Resort, em Albufeira, estão em luta pelo pagamento dos salários em atraso e pela defesa dos seus postos de trabalho. Os trabalhadores concentraram-se ontem, dia 2 de Julho, em frente à unidade hoteleira e seguiram depois para a Câmara Municipal de Albufeira, onde uma delegação composta por representantes da União dos Sindicatos do Algarve, do Sindicato da Hotelaria do Algarve e dos trabalhadores esteve reunida com o presidente da câmara municipal.

Os cerca de 40 trabalhadores ainda só receberam metade do salário de Março e estão a receber cartas a dizer que já não podem permanecer nas instalações, tendo os trabalhadores sido surpreendidos com a troca dos canhões das fechaduras para não conseguirem aceder às instalações.

O sindicato tem conhecimento que a empresa accionou o regime de lay-off simplificado de 1 de Abril a 31 de Maio e que a Segurança Social transferiu o dinheiro para ajudar a empresa a pagar os salários mas os trabalhadores alegam não terem recebido qualquer pagamento desde Março. O sindicato já pediu a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho e solicitou reuniões a esta autoridade e à delegada regional da Segurança Social para analisar esta situação. Para poderem receber algum apoio da Segurança Social os trabalhadores suspenderam os seus contratos de trabalho.

Os trabalhadores e o sindicato têm conhecimento que existia um elevado número de reservas de clientes para os meses de Julho e de Agosto que foram recusadas pela administração do empreendimento. Esta situação vem confirmar o que já se desconfiava, que é o facto de existir uma estratégia deliberada e ilegal por parte da direcção do empreendimento para se livrar dos trabalhadores.

Os trabalhadores vão continuar a lutar até verem os seus direitos garantidos e respeitados, nomeadamente, o pagamento dos salários em atraso e o regresso aos seus postos de trabalho. Nos próximos dias os trabalhadores irão deslocar-se à Região de Turismo do Algarve para denunciar a situação e exigir a intervenção das entidades oficiais e do governo. O sindicato está também a ponderar fazer uma participação ao Ministério Público para que este averigue da legalidade de toda esta situação e irá fazer uma exposição à Inspectora-Geral da ACT e à senhora Ministra do Trabalho.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve reafirma o seu compromisso de tudo fazer para ajudar os trabalhadores a ultrapassar este momento difícil das suas vidas, com a confiança de que com a unidade e a persistência da luta os trabalhadores conseguirão fazer com que os seus direitos sejam respeitados.