Os 120 trabalhadores dos bares dos comboios da CP estão em risco de serem vítimas de um despedimento colectivo porque a empresa mantém a recusa da reabertura do serviço de refeições dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades. A federação dos sindicatos do sector, FESAHT, reunirá, amanhã, com a empresa concessionária do serviço, a Risto Rail, para melhor analisar a situação.

Comunicado de Imprensa da Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal:

CP MANTÉM RECUSA DA REABERTURA DOS BARES DOS COMBOIOS E EMPURRA PARA UM DESPEDIMENTO COLETIVO DE 120 TRABALHADORES

A CP - Caminhos de Portugal, mantém a recusa da reabertura do serviço de refeições dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades e não indica nenhuma data para o fazer, pelo contrário, admite junto da concessionária Risto Rail, Ld.ª, pertencente ao grupo LSG/Lufthansa, que não precisa mais do serviço.

A Risto Rail acusa a CP de não lhe pagar o serviço desde março, de ter dificuldades de pagar o salário de julho aos seus 120 trabalhadores e de estar a ponderar um despedimento coletivo.

Está agendada uma reunião entre a Risto Rail e a FESAHT para dia 14 do corrente, pelas 9:30 horas, na estação de Santa Apolónia para melhor analisar a situação onde, pelas 11 horas, será dada uma conferência de imprensa.

Entretanto, a FESAHT vai requere uma reunião no Ministério do Trabalho com a Risto Rail, administração da CP e Ministério das Infraestruturas para analisar a situação.

Lisboa, 10 de julho de 2020