sandes grupo pestanaO Hotel Pestana Alvor Praia (Grupo Pestana) substituiu as refeições dos trabalhadores por sandes de pão de forma, alegando uma suposta orientação da Direcção-Geral da Saúde. O Sindicato de Hotelaria do Algarve já pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho. O direito à alimentação em espécie foi uma conquista histórica dos trabalhadores da hotelaria e restauração, consagrado em todos os contratos colectivos de trabalho do sector negociados pelas estruturas sindicais afectas à CGTP-IN.

Comunicado de Imprensa do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve:

GRUPO PESTANA APROVEITA COVID-19 PARA RETIRAR A ALIMENTAÇÃO AOS TRABALHADORES

Os trabalhadores do Hotel Pestana Alvor Praia foram surpreendidos, após a reabertura do Hotel Pestana Alvor Praia, depois de este ter sido encerrado em Março devido ao novo coronavírus (COVID-19), com a decisão da administração de deixar de fornecer as refeições, alegadamente com base numa suposta orientação da Direcção-Geral de Saúde, substituindo as refeições por miseráveis sandes de pão de forma.

Esta decisão, totalmente reprovável, do Grupo Pestana levou já o sindicato a pedir a intervenção da Autoridade para as Condições do Trabalho.

O direito à alimentação em espécie, que o patronato vem retirando nos últimos anos em algumas empresas com o objectivo de aniquilar este direito irrenunciável, foi uma conquista histórica dos trabalhadores da hotelaria e restauração, que se encontra consagrado em todos os contratos colectivos de trabalho deste sector negociados pelas estruturas sindicais afectas à CGTP-IN.

Esta decisão ilegal e totalmente insensível por parte do Grupo Pestana, neste período particularmente difícil que os trabalhadores estão a viver, num quadro em que os seus rendimentos foram brutalmente reduzidos, torna ainda mais claro a natureza exploradora dos grupos económicos e do patronato do sector do turismo, que não perdem uma oportunidade para aumentar a exploração e avançar na retirada de direitos aos trabalhadores.

O Sindicato da Hotelaria do Algarve apela aos trabalhadores do Grupo Pestana para se sindicalizarem, unirem, organizarem e lutarem em defesa do direito ao fornecimento das refeições no local de trabalho, conforme está consagrado na contratação colectiva e pela melhoria dos salários e das condições de trabalho.