tribuna publica agua ponte de sorNa sua intervenção na Tribuna Pública sobre gestão de abastecimento de água ao consumidor no distrito de Portalegre, realizada hoje junto ao edifício da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, Jorge Fael, da Associação Água Pública, deixou o alerta: as populações e os trabalhadores têm de resistir. Exigir que as autarquias cumpram o seu papel de defesa dos interesses da população. A agregação de municípios não é a única forma de aceder ao financiamento necessário para a manutenção da Rede pública de água. É fundamental que trabalhadores e população exijam saber que modelo é este que está a ser implementado no nosso distrito, em 10 autarquias, e que garantias existem que este não segue o mesmo caminho seguido por outros sistemas do país e que conduziram à degradação das relações laborais e do serviço prestado e ao aumento dos preços aos consumidores.

Ver intervenção de Jorge Fael, da Associação Água Pública

FONTE: STAL Portalegre

Dez municípios do distrito de Portalegre estão a criar, através da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, uma empresa multimunicipal para a gestão da água em baixa* (abastecimento ao consumidor).

Tratando-se de uma matéria de grande importância para os trabalhadores e para a população, bem como conhecer as consequências de processos semelhantes, o STAL, sindicato que acompanha em todo o país o sector da água, realizou hoje uma Tribuna Pública sobre esta temática, junto ao edifício da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, município que lidera a criação desta empresa multimunicipal e cujo presidente é simultaneamente o actual presidente da CIMAA.

Nota de anúncio e divulgação à Comunicação Social da União dos Sindicatos do Norte Alentejano :

TRIBUNA PÚBLICA JUNTO À CÂMARA MUNICIPAL DE PONTE DE SÔR

Um conjunto de 10 municípios do distrito de Portalegre estão a criar, através da CIMAA, uma empresa multimunicipal para a gestão da água em baixa.

Esta é uma matéria de grande interesse para os trabalhadores e para a população e todo o processo, bem como as consequências de processos semelhantes, devem ser dados a conhecer e a debater.

Assim, o STAL, sindicato que acompanha em todo o país o sector da água, irá realizar uma tribuna pública sobre esta temática, na próxima sexta-feira, dia 24, pelas 11h, junto ao edificio da Câmara Municipal de Ponte de Sôr, município que lidera a criação desta empresa multimunicipal e cujo presidente é simultaneamente o actual presidente da CIMAA.

___________

* A atividade de abastecimento público de água compreende a captação, o tratamento, a elevação, o transporte, o armazenamento, a distribuição e a utilização da água. Nesta atividade, são designados sistemas em alta os constituídos por um conjunto de componentes a montante da rede de distribuição, fazendo a ligação do meio hídrico ao sistema em baixa. Por sua vez, os sistemas em baixa são constituídos por um conjunto de componentes que permitem prestar aos consumidores o serviço de abastecimento de água. Os sistemas podem ser integrados quando a ligação entre o meio hídrico e o consumidor é assegurada pelo mesmo sistema.

Fonte: Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR)