CP comboioContinua incerto, pelo menos até à reunião reagendada para10 de Agosto, o futuro dos 120 trabalhadores do do serviço de refeições dos bares dos comboios. A CP e o Ministério das Infraestruturas faltaram ontem, pela segunda vez consecutiva, à reunião com a empresa concessionária e a Federação dos Sindicatos de Hotelaria, mediadas pelo Ministério do Trabalho.

A Federação repudia as ausência da CP e do Ministério das Infraestruturas na reunião e exige o pagamento pontual dos salários, a suspensão do lay-off e a ocupação efectiva dos postos de trabalho, com a reabertura dos bares, e a garantia de todos os postos de trabalho.

A concessionária, Risto Rail, pertencente à LSG/Lufthansa, não garantiu o pagamento do salário de Julho nem o futuro dos 120 postos de trabalho.

Comunicado de Imprensa da Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal:

CP VOLTA A FALTAR A REUNIÃO NO MINISTÉRIO DO TRABALHO,
SALÁRIOS E FUTURO DOS POSTOS CONTINUAM INCERTOS

Realizou-se hoje nova reunião no Ministério do Trabalho para analisar a situação social nos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades-

A CP – Comboios de Portugal, voltou a faltar e a não dar nenhuma justificação

O Ministério das Infraestruturas também não esteve presente.

A Risto Rail, Ld.ª, pertencente à LSG/Lufthansa, informou que a CP mantém suspenso o contrato de prestação do serviço de refeições dos bares dos comboios.

A Risto Rail reafirmou o que já tinha dito na reunião, que a CP ainda não cancelou a suspensão do contrato e, consequentemente, do serviço.

A Risto Rail não garantiu o pagamento do salário de julho nem o futuro dos 120 postos de trabalho.

A FESAHT repudia publicamente a ausência da CP e do Ministério das Infraestruturas na reunião e exige o pagamento pontual dos salários, a suspensão do lay-off e o pagamento dos salários a 100%, a reabertura dos bares, a ocupação efetiva dos postos de trabalho e a garantia de todos os postos de trabalho.

A FESAHT considera uma irresponsabilidade manter em funcionamento os comboios de longo curso sem serviço de refeições pois, tal situação, põe em causa a saúde dos passageiros

Ficou agendada nova reunião para dia 10 de agosto, pelas 11 horas, sendo que a CP e o Ministério das Infraestruturas vão voltar a ser convocados.

Lisboa, 23 de julho de 2020 A DN da FESAHT