hospital braga greveOs trabalhadores do Hospital de Braga estiveram ontem em greve, com uma adesão superior a 90%, pela aplicação dos acordos colectivos de trabalho dos hospitais públicos.

O Hospital de Braga passou de PPP (Parceria Público-Privada) a hospital público, há mais de um ano. Na altura da transição, o Ministério da Saúde e a administração do hospital garantiram que os acordos colectivos de trabalho da Saúde seriam aplicado a todos os trabalhadores, nomeadamente, as 35 horas de trabalho semanal e a igualdade salarial, com a aplicação da tabela única da administração pública. Tal ainda não foi cumprido.

O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte, Orlando Gonçalves denunciou que há trabalhadores a ganhar menos que o salário mínimo no Hospital de Braga.

Em causa estão cerca de 800 trabalhadores das carreiras gerais, sobretudo assistentes operacionais, mas também assistentes técnicos.

O sindicato convocou a greve pelos seguintes objectivos:

• Aplicação dos ACT da Saúde nos Hospitais, EPE

• Igualdade e uniformização dos salários dos Assistentes Técnicos nas EPE, de acordo com a TRU

• Aplicação das normas de mobilidade inter-carreiras aos trabalhadores com regime de contrato de trabalho em funções públicas, em igualdade com os restantes trabalhadores da Administração Pública

Fontes: Abrilabril.pt | Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Norte