20200525Aptiv Braga arquivo1 640pxOs trabalhadores da fábrica da Aptiv, em Braga, vão fazer greve no dia 30, mas assumiram já o compromisso de dar continuidade à luta, caso a resposta patronal não seja positiva, informou o SITE Norte.

A decisão foi tomada em plenários, no dia 23, e a multinacional fabricante de material electrónico ficou com uma semana para responder à posição dos trabalhadores.

O sindicato referiu que o resultado dos plenários é o primeiro sinal do descontentamento acumulado por estes trabalhadores.

Com quatro meses de lay-off, com discriminações geracionais de direitos e sem verem os seus salários devidamente valorizados, os trabalhadores decidiram encetar a luta, entre outras matérias, por um aumento salarial de 90 euros, pela atribuição do prémio de antiguidade a todos os trabalhadores, pela redução das carreiras profissionais de operador especializado e de logística, pela redução gradual do horário de trabalho, com o objectivo de atingir a curto prazo as 35 horas semanais.