avipronto protestoOs trabalhadores da Avipronto vão realizar uma concentração junto ao Ministério do Trabalho, na quarta-feira, 14 de Outubro, entre das 11:00 às 13:00 horas, e esperam ser recebidos pela ministra do Trabalho. A empresa, à revelia de qualquer decisão do Ministério do Trabalho, alega a caducidade de contrato coletivo, com o único intuito de retirar direitos aos trabalhadores, entre eles reduzir na ordem dos 75% o valor do trabalho extraordinário.

Nota à Comunicação Social do SINTAB - Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal

TRABALHADORES DA AVIPRONTO DENUNCIAM RETIRADA DE DIREITOS

Os trabalhadores da empresa Avipronto Produtos Alimentares, SA, empresa do ramo avícula sediada na Azambuja e com ligação ao Grupo Lusiaves, vão realizar uma concentração Junto ao Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, no próximo dia 14 de Outubro, entre as 11:00 h e as 16:00 horas, e esperam ser recebidos pela Ministra do Trabalho.

Os trabalhadores não se conformam com a posição da empresa, que alega a caducidade de contrato coletivo de trabalho, à revelia de qualquer decisão do Ministério do Trabalho e com o único intuito de retirar direitos aos trabalhadores, entre eles reduzir na ordem dos 75% o valor do trabalho extraordinário.

Esta é uma de muitas iniciativas de luta que os trabalhadores têm levado a cabo, em conjunto com o SINTAB, sindicato que representa a maioria dos trabalhadores na empresa, e que repudia esta posição da empresa e vem assim denunciar publicamente, atendendo que o preço da carne teve um aumento brutal desde o inicio da pandemia o que em nada justifica a redução do pagamento do trabalho extraordinário.

Esta é uma marca de eleição dos portugueses e é importante que o publico em geral tenha conhecimento do aspeto humano que está por detrás dos produtos que consome, dos sacrifícios que estes trabalhadores enfrentaram depois de uma pandemia com mais de uma centena de casos positivos. Entendemos que em respeito a estes trabalhadores que estiveram na linha da frente durante a pandemia a empresa deve voltar atras na posição tomada, e faremos tudo o que houver ao nosso alcance para que isso se torne uma realidade.

CONCENTRAÇÃO/VIGILIA

DIA 14 de outubro de 2020 – das 11 h às 16 horas

Frente ao Ministério do Trabalho

(Praça de Londres, Lisboa)

Serão respeitadas as normas de segurança determinadas pela DGS, quer no que respeita ao afastamento e equipamentos de protecção individuais