Dia de luta por melhores salários nos fabricantes de material elétrico e eletrónicoA próxima sexta-feira, 23 de Outubro, será um dia de luta por melhores salários dos trabalhadores das empresas fabricantes de material eléctrico e electrónico.

Nesse dia, os trabalhadores da Legrand, em Trajouce, realizarão um plenário e uma concentração de protesto frente às instalações da empresa, e os trabalhadores da Hanon Systems, em Palmela, iniciarão uma greve e também uma concentração de protesto junto à empresa.

Comunicado do Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas aos trabalhadores dos fabricantes de material elétrico e eletrónico e aos órgãos de Comunicação Social:

23/10 - Dia de luta por melhores salários e negociação das reivindicações

Estão marcadas duas acções de luta no sector dos Fabricantes de Material Elétrico e Eletrónico para o dia 23 de Outubro, para exigir aumentos salariais dignos e a negociação dos cadernos reivindicativos apresentados nas empresas.

Com o início do surto epidémico, várias empresas do sector adiaram ou cancelaram as negociações dos cadernos reivindicativos, retiraram rendimentos aos trabalhadores e aplicaram medidas que restringiram e condicionaram diversos direitos dos trabalhadores, mesmo depois de terem obtidos fabulosos lucros no ano passado e de estarem a atingir os objectivos deste ano.

A Associação Patronal do sector, a ANIMEE, anunciou recentemente uma actualização salarial miserável, num momento em que os trabalhadores e o País precisam de aumentos reais dos seus salários de forma a aumentar o poder de compra e, por essa via, dinamizar e alavancar a economia nacional.

Além disso, a ANIMEE e as empresas do sector pretendem que esta actualização salarial tenha apenas efeitos a partir de Outubro de 2020. O SIESI e os trabalhadores exigem que tenha retroactivos a Janeiro, momento em que o custo de vida aumentou – nomeadamente fruto da inflação.

Os trabalhadores e o SIESI têm dinamizado diversos abaixos-assinados que serão entregues às respectivas empresas a exigir a negociação dos cadernos reivindicativos de 2020 e aumentos salariais que signifiquem um real aumento do poder de compra.

No dia 23 de Outubro, pelas 10h00, os trabalhadores da Legrand, em Trajouce, realizarão um plenário e uma concentração em frente à empresa e, às 15h00, os trabalhadores da Hanon Systems, em Palmela, iniciarão uma greve com concentração junto à empresa em protesto.

O SIESI apela aos trabalhadores para se unirem, para se sindicalizarem, para não abdicarem dos seus direitos e para juntos exigirmos a melhoria das condições de vida e de trabalho.

É pela luta que lá vamos!