Ainda existem trabalhadores da Science4You que continuam a pagar para trabalhar, denuncia o CESP, num comunicado aos trabalhadores onde alerta que a empresa não pode continuar a esconder os baixos salários que paga através do pagamento de subsídios em duodécimos.

Comunicado do CESP:

O CESP REUNIU COM A ADMINISTRAÇÃO DA SCIENCE4YOU PARA DISCUTIR OS PROBLEMAS DOS TRABALHADORES!

Ainda existem Trabalhadores da Science4You que continuam a pagar para trabalhar!

Os trabalhadores das agências de trabalho temporários continuam a pagar diariamente portagem para poderem sair do seu local de trabalho.

A empresa comprometeu-se perante o CESP a respeitar as normas de saúde e segurança no trabalho, nomeadamente assumiu perante o Sindicato que as condições da sala dos corantes estavam resolvidas.

O Sindicato não aceita que os trabalhadores das agências e trabalho temporário continuem a ser discriminados no subsídio de refeição.

Repressão:

Sobre os comportamentos repressivos por parte de uma chefia, que consideramos graves e inadmissíveis, foi exigido que os mesmos cessem de imediato!

Quando a chefia fala para o trabalhador e o ameaça, ainda que de “forma velada”, esse comportamento constitui intimidação e repressão, que devem ser denunciados.

É fundamental a unidade e solidariedade dos trabalhadores quando assistem a estas situações.

No que se refere ao pagamento dos subsídios de Férias e de Natal, informamos que a partir de 1 de Janeiro de 2018 voltou a aplicar-se o disposto no Código do Trabalho e nos Instrumentos de Regulamentação Colectiva de Trabalho (IRCT).

Assim, a Lei determina que os subsídios de férias e de natal devem ser pagos por inteiro, antes do gozo de férias e do Natal.

Prevê ainda, que o trabalhador e a empresa podem acordar o seu pagamento em duodécimos.

O CESP considera que Science4You não pode continuar a esconder os baixos salários que paga através do pagamento de subsídios em duodécimos.

Na reunião com o Sindicato a Empresa assumiu os seguintes compromissos:

Negociação de uma proposta de aumento dos salários para todos os trabalhadores, garantindo a diferenciação salarial dos diferentes níveis e categorias e considerando a antiguidade sem discriminações;

Calçado de protecção certificado mais leve, cómodo e confortável com biqueira de carbono;

Equipamentos mecânicos com substituição de porta paletes manuais por eléctrico, de modo a evitar a movimentação de pesos;

Fardamento e equipamentos de protecção adequados para o manuseamento de produtos químicos, como luvas, batas e máscaras em número suficiente e de melhor qualidade;

Utilização de aparelhos silenciosos de captação do pó, nos postos de trabalho em que exista manipulação de produtos perigosos;

Reparação das racks no armazém já assinaladas;

Classificação dos trabalhadores de acordo com o Contrato Colectivo de Trabalho aplicável à empresa;

Garantir manutenção e boa iluminação em todos os espaços do armazém;

Avançar com a realização da eleição dos representantes dos trabalhadores para a SST no armazém.

Todas as situações aqui assumidas pela empresa, caso não estejam a ser aplicadas, devem ser imediatas denunciadas ao Sindicato.

Plano de Contingência:

Foi exigido que o plano de contingência seja revisto para implementação com as seguintes medidas:

Perante caso suspeito de COVID 19 no local de trabalho, teste de todos os trabalhadores desse local;

Disponibilização de doseadores de gel e máscaras para todos os trabalhadores, em quantidade suficiente;

Plano de Higienização reforçado em termos de periodicidade, e com recurso a agentes de desinfecção apropriados.