Semana de Luta Nacional dos trabalhadores da Saúde PortoA Semana de Luta Nacional dos trabalhadores da Saúde começou hoje, no Porto, com uma concentração junto ao Hospitais de S. João, para denunciar a situação com que estão confrontados e exigir respostas do Governo.

"Uma das nossas justas reivindicações é o aumento de trabalhadores em número adequado às necessidades", reclama a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais, no comunicado aos trabalhadores. E acrescenta: "mas não basta aumentar o número de trabalhadores, é preciso motivar e fixar estes trabalhadores no SNS, e tal só será conseguido com a dignificação funcional e salarial, que passa para além da criação/reposição das carreiras extintas por um Governo maioritário do PS".

A Semana de Luta Nacional dos trabalhadores da Saúde decorre de 2 a 6 de Novembro, com concentrações de protesto também em Coimbra, no Centro Hospitalar Universitário, no dia 4,

e em Lisboa, no Hospital de S. José, no dia 6.

Comunicado da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais:

FARTOS DE CONVERSA FIADA, QUEREMOS SOLUÇÕES!

SEMANA DE LUTA NA SAÚDE2 A 6 NOVEMBRO DE 2020

A Federação foi recebida no dia 24/9/2020, pelo Sr. Secretário de Estado Adjunto da Saúde, tendo ficado bem claro que não existe vontade política para responder às nossas reivindicações, facto inaceitável e que contraria o discurso do Governo relativo à necessidade de melhorar o SNS, dotando-o de recursos necessários, humanos e outros.

O surto epidémico pôs a nu as fragilidades existentes no SNS fruto do desinvestimento a que o mesmo tem sido sujeito, e para o qual temos vindo sucessivamente a alertar. Durante este período os trabalhadores da saúde viram os seus ritmos de trabalho serem aumentados e desregulados, sendo por isso expostos a um maior número de riscos profissionais, sem as adequadas respostas na maioria dos casos.

A situação de Pandemia, não suspendeu os direitos sindicais nem a luta, antes pelo contrário vem aumentar essa necessidade e demonstrou que a mesma é cada vez mais necessária. Não podemos ficar parados, temos que denunciar a situação e lutar pelas nossas justas reivindicações, através de todos os meios sindicais para o efeito.

Uma das nossas justas reivindicações é o aumento de trabalhadores em número adequado às necessidades. Mas não basta aumentar o número de trabalhadores, é preciso motivar e fixar estes trabalhadores no SNS, e tal só será conseguido com a dignificação funcional e salarial, que passa para além da criação/reposição das carreiras extintas por um Governo maioritário do PS.

Em matéria de contratação é imperioso que se inicie o processo de negociação do ACT das carreiras dos TSDT e das carreiras não revistas, bem como aplicação correcta e na integra do ACT das carreiras gerais.

Para dar continuidade à luta, a Federação decidiu marcar uma semana de luta nacional dos trabalhadores da Saúde, para denunciar toda a situação existente e exigir respostas do Governo.

Esta semana de luta nacional será concretizada de 2 a 6 de Novembro, com concentrações de dirigentes, delegados sindicais e todos os trabalhadores que tenham condições de participar, junto dos seguintes hospitais:

- Dia 2 de Novembro – CHU S. João, no Porto, entre as 11:30h e as 13:30h;

- Dia 4 de novembro – CHUCoimbra, entre as 11:30h e as 13:30h;

- Dia 6 de novembro – CHUCL - Hospital de S. José, entre as 11:30h e as 13:30h.

A Federação apela a que pelo menos no decurso desta semana de luta, os trabalhadores coloquem o crachá que irá ser distribuído, que reafirma e dá visibilidade às nossas reivindicações, junto dos utentes, como parte integrante da luta.

NA DEFESA DE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO, CARREIRAS E SALÁRIOS DIGNOS!

MAIS E MELHOR SNS!

Outubro/2020

FNSTFPS