Amanhã, a partir das 11 horas, realiza-se uma concentração contra o despedimento colectivo de 122 trabalhadores da Eurest, empresa do grupo multinacional Compass. O protesto terá lugar na Amadora, à porta da sede da empresa, e no seu decorrer será feita denúncia publica do despedimento ilegal e violento à comunicação social.

A Eurest, do grupo inglês Compass, opera em Portugal desde 1974 explorando cantinas, refeitórios, bares áreas de serviço, cafetarias e outros serviços conexos.

A Eurest tem um volume de negócios superior a 100 milhões de euros anualmente, dá milhões de lucros todos os anos, recebeu e continua a receber apoios do Estado neste período de pandemia.

Não há nenhum motivo para a empresa recorrer ao despedimento colectivo e os motivos alegados pela empresa não são verdadeiros.

A empresa alega o términos dos contratos de concessão para despedir os trabalhadores, mas basta não concorrer a novas concessões; a empresa alega ter trabalhadores a mais em algumas unidades, mas isso não é verdade, aliás até tem trabalhadores a menos, face à crise sanitária e às tarefas acrescidas de higienização e desinfecção; a empresa alega o encerramento de algumas unidades por decisão das concedentes, mas pode transferir os trabalhadores para outras que estão a precisar de pessoal; a empresa alega que não tem postos de trabalho nas zonas das unidades afretadas com a medida, mas nada mais falso pois ainda agora contratou centenas de trabalhadores através de empresas de trabalho temporário para o mercado escolar e outros.

Fontes: Federação dos Sindicatos da Agricultura,. Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de. Portugal e Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte