despedimentos coca colaDespedimento coletivo na Coca Cola

A Administração da Coca Cola comunicou, recentemente, e de forma pública, a intenção de proceder a um despedimento coletivo que envolve quase meia centena de Trabalhadores das áreas financeira, administrativa e comercial.

A empresa justifica esta decisão, alegando a necessidade de se preparar para desafios futuros, quer do ponto de vista das alterações ao nível das preferências de consumo, quer da alegada necessidade de reposicionamento para as novas exigências ecológicas mundiais.

Os Delegados Sindicais do SINTAB não foram informados da relação nominal dos Trabalhadores envolvidos, nem dos critérios de escolha.

Independentemente disso, a Direção do SINTAB refere que se opõe, clara e intensamente, a esta decisão que, além de condenar meia centena de Trabalhadores a engrossar as fileiras do desemprego, contribui para a descapitalização económica do País, fragilizando o setor produtivo nacional, por transferência de competências, e respetivo retorno financeiro, para o estrangeiro.

O SINTAB censura e condena mais uma ação penalizadora que, cavalgando pseudopolíticas de saúde pública e proteção ambiental, visa tão somente a manutenção e aumento dos lucros de uma multinacional sem escrúpulos nem preocupações sociais.

O SINTAB reitera, portanto, a necessidade de que o poder político assuma a sua verdadeira obrigação de manutenção e melhoria do equilíbrio social em detrimento da estratificação que lhe é imposta por esta acumulação de lucros sem responsabilidade inerente, da parte dos grandes grupos económicos.

O SINTAB disponibiliza toda a colaboração, apoio e acompanhamento aos Trabalhadores da Coca Cola envolvidos neste processo, e providenciará, junto dos restantes, a potenciação da sua predisposição para oposição completa àquilo a que a empresa apelida agora de reestruturação.

Fonte: SINTAB.