Greve Nacional na Administração Pública marcada para 12 de NovembroA Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública anunciou a convocação de uma greve nacional no dia 12 de Novembro, para exigir ao Governo que dê resposta aos problemas dos trabalhadores no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

A greve foi aprovada na reunião da coordenadora da Frente Comum, realizada ontem, em Lisboa, na sede do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

O coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana, em Conferência de Imprensa realizada após a reunião, considerou que a proposta de OE2022 não dá resposta aos problemas dos trabalhadores e o aumento salarial de 0,9% previsto no documento é manifestamente insuficiente.

A greve vai abranger todos os sectores da administração pública e é esperada uma resposta muito firme dos trabalhadores ao Governo.

Sebastião Santana manifestou a convicção de que vai ser uma grande jornada de luta e que contribuirá para que o Governo altere as suas posições.

A Frente Comum exige aumentos de 90 euros para todos os trabalhadores e um salário mínimo de 850 euros na administração pública.

O relatório que acompanha a proposta de OE2022, entregue há uma semana pelo Governo no parlamento, prevê aumentos salariais de 0,9% para a generalidade dos funcionários públicos no próximo ano.