Greve de hoje na Ascenza começou com muita forçaGreve de hoje na Ascenza começou com muita força

Os trabalhadores da Ascenza Agro (ex-Sapec) entraram em greve às zero horas de hoje, com uma adesão superior a 90 por cento. Foi semelhante o nível de adesão no início do turno das 8h00. A produção está parada. A greve prolonga-se até às 24 horas do dia 23. Para os próximos dias estão marcadas greves na DSV, Lauak e Lisnave Yards.

A enorme adesão à greve na Ascenza ganha ainda mais relevo como resposta às manobras da administração para desmobilizar a luta e representa um aviso, para que haja mudanças na posição patronal quanto às exigências dos trabalhadores, organizados no SITE Sul.

Na base da luta - cujo início foi acompanhado pelo membro do Secretariado da Fiequimetal que tem a responsabilidade do trabalho sindical no sector químico - estão as reivindicações de: alteração dos horários de trabalho em regime de laboração contínua; valorização das carreiras profissionais e respectivos ajustes salariais; melhores condições de Segurança e Saúde no Trabalho; aplicação do CCTV do sector químico, subscrito pela Fiequimetal.

No início de cada turno (meia-noite, 8h00 e 16h00) realizam-se concentrações na portaria. Hoje, das 15 às 17 horas, vai ter lugar uma concentração geral.

Lauak

Na Lauak Aerostructures (Grândola e Setúbal) começa às zero horas de sexta-feira, dia 22, uma greve a todo o trabalho suplementar, quer seja prestado em dia normal de trabalho ou em dia de descanso complementar ou obrigatório, e ao trabalho em dia feriado. A greve vigora até ao fim do ano.

Os trabalhadores e o SITE Sul definiram como objectivos desta luta: o fim da discriminação salarial e dos aumentos salariais discriminatórios; aumentos salariais justos e dignos; valorização do pagamento do trabalho suplementar; garantias de conciliação dos horários de trabalho com a vida familiar.

DSV Solutions

Na logística DSV Solutions (Palmela), está convocada greve para o período entre as 15h30 de 28 de Outubro (quinta-feira da próxima semana) e as 24h00 de dia 29, para dar força à luta dos trabalhadores por: reforço do aumento salarial em 30 euros para todos, com efeitos a 1 de Janeiro de 2021; pagamento do valor da senha de autocarro a quem não utiliza este transporte; pagamento do subsídio de turno em 14 meses; área social junto da Canopi A; fornecimento de fardamento.

Lisnave Yards

Prosseguindo a luta pela eliminação do regime de adaptabilidade, pela admissão de mais trabalhadores, por melhores condições de segurança e laborais e por melhores condições nas refeições, os trabalhadores da Lisnave Yards vão fazer greve entre as zero horas de 31 de Outubro e as 24h00 de 2 de Novembro.

Está ainda convocada greve a todas as horas de trabalho suplementar (pagas, não pagas e regime de adaptabilidade), desde as zero horas de 27 de Outubro, até às 24h00 de 31 de Dezembro.

Fonte: Fiequimetal