Amanhã, às 12h00, o CESP realizará uma ação de denúncia na empresa Accenture, em Miraflores, pelo direito à liberdade sindical.

A empresa tem recusado a entrada de dirigentes sindicais exteriores à empresa, assim como impõe ao CESP a composição para as suas reuniões com a empresa, recusando reunir com dirigentes externos à empresa.

O CESP levou esta discussão ao Ministério do Trabalho, onde a empresa manteve intransigente a sua posição, com a conivência da DGERT.

Esta atitude da empresa é uma afronta à liberdade sindical, direito constitucionalmente garantido, fruto da luta dos trabalhadores ao longo dos 48 anos de fascismo em Portugal. Não é tolerável que as empresas tentem limitar a actuação dos representantes dos trabalhadores, achando que as regras da vida democrática ficam à porta do local de trabalho.

Os trabalhadores têm o direito a que os seus representantes por eles eleitos reúnam sem restrições com a empresa, para defender os seus direitos e levar as suas reivindicações.

Assim sendo o CESP irá realizar a acção de denúncia a partir das 12h de amanhã, na Rua Dr. António Loureiro Borges, 7, em Algés.

Fonte: CESP