Face à indisponibilidade da Brisa em ouvir os representantes dos trabalhadores e suas justas reivindicações o CESP viu-se obrigado a solicitar a intervenção do ministério do trabalho.

O CESP lamenta que a chegada da nova administração tenha, pelos vistos, alterado o espírito de diálogo e a postura construtiva que sempre existiu para com esta organização de trabalhadores.

No passado dia 7 de Setembro o CESP reuniu por fim com a empresa onde foram abordadas questões levantadas pelos trabalhadores.

A empresa persiste na recusa da afixação das escalas e mapas previstos em ACT justificando que os mesmos podem ser consultados em portal.

O CESP exige o cumprimento do acordo no que respeita a esta matéria.

Nalguns centros operacionais tem ocorrido alterações de turno sem o prévio acordo e conhecimento do trabalhador.

A empresa informa que tais procedimentos não correspondem às orientações estipuladas prometendo averiguar irregularidades nesse sentido.

O CESP informa que trabalhadores nessa condição não podem ser alvo de qualquer tipo de penalização.

A LUTA É O CAMINHO

O CESP exigiu uma maior equidade na atribuição das avaliações.

A empresa ficou de verificar e agir em conformidade ficando o CESP a aguardar até ao final do mês uma resolução do problema e de igual forma o compromisso de ser enviado ao sindicato informação sobre o peso da assiduidade na avaliação de desempenho.

Insistimos no insuficiente número de trabalhadores para os COPS que em virtude da recuperação do tráfego a níveis pré-pandemia estão sobrecarregados de trabalho.

Questionamos a empresa para os seguintes assuntos:

Obra Civil

Ausência de progressão na carreira que em muitos casos já deveriam ter ocorrido;

Ajudantes de obra civil continuam a executar tarefas previstas para a categoria de oficiais de obra civil;

Máquinas de selagem apresentam forte risco de acidente comprometendo-se a empresa de analisar as certificações e prestar esclarecimentos ao CESP.

Medicina do trabalho

A empresa foi informada de que trabalhadores com idênticas categorias profissionais realizam exames anuais distintos, consoante os seus locais de trabalho. informou desconhecer o sucedido tendo o sindicato solicitado informação rigorosa sobre o assunto e por categoria profissional a fim de os trabalhadores serem devidamente esclarecidos.

Assistência Rodoviária

Pressão de pneus não corresponde ao recomendado pelo fabricante ao que a empresa afirma ajustes necessários tendo em conta novos parâmetros justificação que o CESP não aceita e reafirma a necessidade de mais esclarecimentos;

Reparação de pneus não deve ser efectuada recorrendo a tacos de cordel, pois o estado do pneu no seu interior pode não garantir a devida segurança.

A empresa diz desconhecer esta orientação no processo de reparação.

Aguardamos um esclarecimento cabal sobre um assunto que caso não se verifique será solicitada a intervenção das entidades responsáveis pela fiscalização e cumprimento das normas de segurança rodoviária.

Depois de muita insistência do CESP a empresa finalmente regularizou os valores em falta para assistência a filhos menores relativos a 2016. FORAM FINALMENTE PAGOS EM SETEMBRO DE 2021.

Atenção:

O subsídio relativo a assistência a filhos menores de 12 anos deve ser solicitado na Segurança Social

Dia 3 de Novembro encontro nacional delegados e dirigentes do CESP

Fonte: CESP