hospital cruz vermelha portuguesa 441CONCENTRAÇÃO DE TRABALHADORES DO HOSPITAL DA CRUZ DA VERMELHA PORTUGUESA NA DEFESA DO ACORDO DE EMPRESA

Desde Fevereiro de 2016, que as diversas administrações que passaram pelo Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) pretenderam eliminar o Acordo de Empresa (AE), assumindo desta forma, a intenção de caducidade desta convenção colectiva, assinada de boa-fé pelas partes.

Durante este período e ao fim de quatro conselhos de administração diferentes - inclusive uma administração de má memória para os trabalhadores presidida pela actual Ministra da Saúde, Drª. Marta Temida - a actual administração do HCVP comunicou no final de Setembro de 2021, a sua intenção de, a partir de 31 de Outubro de 2021, deixar de aplicar o AE, actualmente em vigor.

Desta intenção de fazer caducar o AE, pasme-se, a irrealidade e ausência de responsabilidade que esta administração e os seus accionistas: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Parpública (Ministério das Finanças) alegam para a data de produção de efeitos da caducidade do AE: 05 de Agosto de 2017!

Ou seja, quase cinco anos depois, a administração pretende fazer caducar o AE.

Por mais de uma vez, a DGERT/Ministério do Trabalho recusou publicar o aviso de caducidade do AE, uma vez que as partes estão em negociações. Ainda recentemente, foi solicitado pelos sindicatos a conciliação do processo (à DGERT/Ministério do Trabalho) da “Proposta de Revisão para 2022”, por ausência de resposta da actual administração do HCVP.

Face a mais este ataque da administração da empresa, direccionado aos trabalhadores do HCVP, estes vão voltar à luta, com a realização de uma CONCENTRAÇÃO, à porta do hospital, no próximo dia 08 de Novembro (2ª-feira), a partir das 10h30m.

Os Sindicatos subscritores sempre estiveram, estão e continuarão a estar, ao lado das justas reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras e apelam à Comunicação Social, para que divulgue esta luta dos trabalhadores pela defesa da sua convenção colectiva, pelos seus direitos e por uma vida digna para quem trabalha, convidando-vos a estarem presentes

FONTES:

Sindicato da Hotelaria do Sul
Sindicato dos Enfermeiros Portugueses
Sindicato Profissionais Farmácia e Paramédicos