União das misericórdias portuguesas recebe prémio "cidadão europeu"

Manuel Lemos, presidente do secretariado da União das Misericórdias Portuguesas vai hoje a Bruxelas receber o prémio "Cidadão europeu”.

Este prémio "distingue pessoas e instituições que se destaquem pelos feitos excepcionais, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelas Misericórdias em todo o país".

Desde sempre, mas mais sentido na pandemia, ficou visível para toda a opinião pública a importância destes trabalhadores e do seu trabalho junto dos utentes, bem como a sua dedicação e zelo.

Contudo, e apesar das palavras de valorização que apregoaram, na prática os trabalhadores da UMP e das Santas Casas de Misericórdia, continuam a ser desvalorizados. Milhares de trabalhadores auferem salário mínimo nacional, trabalhadores com muitos anos de experiência que não têm qualquer valorização nas suas carreiras profissionais.

Os trabalhadores da UMP e das Santas Casas de Misericórdia já há muitos anos denunciam a falta de trabalhadores no sector e os riscos de exaustão, que colocam em risco a qualidade dos cuidados prestados a estes utentes.

Ao mesmo tempo que a União das Misericórdias Portuguesas é condecorada, os trabalhadores que todos os dias zelam pelos utentes reivindicam:

· Negociação do seu Acordo de empresa da UMP

· A Revisão da Portaria de Regulamentação do Trabalho do sector social - para valorização profissional de todos os trabalhadores das misericórdias

· Valorização das Carreiras profissionais

· Aumento dos salários de todos os trabalhadores

O que há de prémios a mais, há de valorização de quem trabalha a menos.

Fonte: CESP