No distrito de Portalegre é visível o elevado nível de adesão à greve convocada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública da CGTP-IN.

Até ao momento, no sector da educação, no distrito de Portalegre, verifica-se o encerramento da actividade lectiva em todas escolas da cidade de Portalegre com excepção da EB1/JI da Corredora e da ES de S. Lourenço que irá encerrar no período da tarde. Também se verificou o encerramento de: ES de Campo Maior, Pré Escolar e 2° Ciclo de Nisa, EB/JI de Avis e Ervedal, EB1 de Monforte, AE de Crato, Castelo de Vide, Arronches, Gavião e Avis.

No sector da saúde tem-se verificado também uma forte adesão com destaque para o Hospital Dr. José Maria Grande onde se encontram encerrados os serviços de atendimento ao público: consultas externas, laboratório e raios x. A adesão dos enfermeiros foi também significativa no distrito de Portalegre, sendo superior a 50%.

No sector da administração local a adesão foi variável nas diferentes autarquias. Destaca-se a adesão dos trabalhadores do Município do Crato, superior a 60% e do Município de Avis superior a 70%. Em Elvas e Avis não houve recolha dos RSU e várias JF de freguesia bem como o serviço de atendimento ao público em Avis estiveram encerradas.

Os sindicatos da Administração Pública da CGTP-IN, não tendo ainda dados relativamente ao balanço final da greve no distrito, registam até agora níveis de adesão muito representativos da participação dos trabalhadores nesta jornada de luta. Ficou claro a este governo e ao próximo que os trabalhadores não aceitam que, de reunião para reunião, se mantenha a ausência completa de respostas aos seus problemas e o caminho de degradação dos serviços públicos no país.

A USNA saúda a adesão dos trabalhadores da administração pública que participaram hoje na greve organizada pelos Sindicatos da Administração Pública da CGTP-IN na nossa região, em luta por melhores salários e condições de trabalho, por uma aposentação justa, pela contratação de mais trabalhadores, contra a precariedade, pela recuperação e valorização das suas carreiras.

Todos somos parte desta luta, pela dignificação dos serviços públicos.

Fonte: USNA/cgtp-in