Trabalhadores das IPSS em luta no dia 10 de dezembro
Greve Nacional e Manifestação no Porto

Os trabalhadores das Instituições Particulares de Solidariedade Social irão estar em greve pelo período de 24 horas, no dia 10 de Dezembro, para além de se manifestarem no Porto, a partir das 15:00 horas, entre a Av. dos Aliados e a Rua da Reboleira onde se localiza a sede da CNIS, para exigirem salários justos e dignos; respeito e cumprimento dos direitos laborais; e, melhores condições de trabalho.

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS), promotora desta jornada de luta, considera que os trabalhadores das IPSS não podem continuar a ser sujeitos, à contínua desvalorização do seu trabalho e das suas profissões, a uma política de baixos salários, que os encaminha para a pobreza e ao atropelo aos seus direitos laborais.

Enquanto os apoios financeiros por parte do Estado às IPSS, entre 2019 e 2021, tiveram um aumento de 11%, dos quais 3,6% se verificaram em 2021, as Instituições estabelecem aumentos dos salários ínfimos, com efeitos só a partir de Julho. Nas IPSS, a maioria dos trabalhadores teve um aumento salarial na ordem dos 0,6%, o que representa uma nova redução do valor real dos vencimentos dos trabalhadores.

Deste modo, a FNSTFPS considera que os trabalhadores das IPSS só terão como resposta para travar esta política de degradação sucessiva dos salários e de empobrecimento, a luta para obrigar as entidades patronais a negociarem salários dignos, respeito pelos direitos laborais e melhores condições de trabalho.

Fonte: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais