SEP denuncia exaustão
Mais de 30 mil horas de trabalho em dívida aos enfermeiros do Hospital Garcia de Orta

A resposta à pandemia tem imposto aos trabalhadores essenciais e em particular aos enfermeiros/as, sacrifício pessoal e familiar. Estes trabalhadores têm respondido de forma incansável e abnegada, mas estão a entrar em exaustão e acusam níveis elevados de desmotivação.

Da parte do Governo, muitas têm sido as palavras de valorização, mas não são concretizadas medidas concretas para reconhecer o esforço destes profissionais.

A par da falta de medidas do Governo PS, os atropelos aos direitos dos trabalhadores são um apanágio diário, culminando na saída de enfermeiros/as no SNS e até do país.

É inadmissível que haja milhares de horas trabalhadas não pagas. No Hospital Garcia de Orta, só no Serviço de Urgência Geral, são mais de 20 mil horas em dívida aos enfermeiros/as.

O SEP já solicitou reunião por duas vezes a este Conselho de Administração para abordar estas e outras questões que não só não responde, como impediu enfermeiros/as de reunirem, por via da não atribuição de sala para o efeito.

No dia 22 às 14h30 os enfermeiros/as exigem respostas da parte do Conselho de Administração às questões relacionadas com os seus horários e horas em dívida,
por meio da entrega de uma minuta.

Iremos denunciar publicamente as condições em que os enfermeiros/as têm estado a trabalhar no Hospital Garcia de Orta, que considera serem extenuantes e preocupantes para os utentes/doentes.

Fonte: SEP