Hotel Estoril ÉdenA administração do Hotel Estoril Éden, pertencente à empresa Aquatécnica — Sociedade de Construções, SA, deu início ao despedimento colectivo de 7 trabalhadores, inclusive um dirigente sindical e presidente da Comissão de Trabalhadores, de forma oportunista.

Após esta unidade hoteleira ter recorrido aos apoios governamentais, praticamente desde o início da pandemia, como forma de atenuar os prejuízos da falta de clientes e de este ter assimilado milhares de euros da nossa Segurança Social, ter beneficiado de recursos financeiros através de um instrumento oferecido pelo Governo PS de António Costa ao patronato, denominado de "Lay-off" simplificado, não é mais que determinar a suspensão de contratos de trabalho e/ou redução dos horários de trabalhadores, com custos reduzidos para a empresa, garantindo os postos de trabalho existentes, por 6 meses.

Apesar de alertado pelo Sindicato e a CGTP-IN, ❑ actual governo PS permitiu, com este "Lay-off" simplificado, as empresas receber verbas avultadas das contribuições da segurança social, sem garantir postos de trabalho. Porque este patronato do Turismo e da Hotelaria, no fim, iria reduzir despesas (despedir trabalhadores) para garantir mais valias (aos acionistas), como está a fazer.

Mais, este é um exemplo das inverdades promovido pelo patronato da Hotelaria e Turismo, inclusive das suas associações patronais (AHP e outros) quando afirmam que não existem pessoas para trabalhar no sector. Está justificado que este patronato oportunista não precisa de trabalhadores, profissionais e com formação, a pretensão deste patronato é contratar trabalhadores com vínculos precários, com baixos salários, sem direitos e condições de trabalho, com horários de trabalho desregulados e tenham disponibilidade para fazer tudo, a lembrar tempos idos, que Portugal aboliu em 1761.

É imprescindível acabar com este sistema de dar recursos financeiros ilimitados ao patronato da Hotelaria e Turismo sem exigir responsabilidades, garantir verdadeiramente a manutenção dos postos de trabalho e exigir à direção do Hotel Estoril Éden a reversão deste despedimento colectivo e consequente reintegração dos trabalhadores e valorizar os salários e suas condições de trabalho, para todos os trabalhadores da empresa.

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE HOTELARIA, TURISMO, RESTAURANTES E SIMILARES DO SUL