A União dos Sindicatos de Lisboa – USL/CGTP-IN – em conjunto com os sindicatos dos sectores Financeiro, Comércio, Transportes, Correios e Telecomunicações aproveitaram a realização da Cerimónia de Assinatura de Compromisso na Área da Igualdade de Género (a ser subscrito por 21 empresas e a CITE), para concentrar um grupo de activistas sindicais numa acção de protesto e denúncia junto do Fórum Telecom (Picoas), esta manhã de 18 de Fevereiro.

Fonte: USL/CGTP-IN

As discriminações e a desigualdade de tratamento e oportunidades persistem nos locais de trabalho e a hipócrisia de algumas organizações precisa ser denúnciada. A saber: - O BES e o SANTANDER TOTTA, duas das empresas que vão assinar o compromisso, têm por norma despromover, na função desempenhada (gestoras, assistentes de venda e gerentes), as trabalhadoras que regressam de licença de maternidade. No Grupo AUCHAN e na CARRIS não se concedem horários de trabalho que permitam às mães trabalhadoras, com filhos menores de 12 anos, conciliarem a sua vida profissional com a vida familiar.

 
O SINTAF, o STRUP e o CESP bem como o SNTCT estiveram presentes nesta acção, não só para denunciar estas e outras situações concretas, como também para propor, exigir e lutar pelo respeito e a salvaguarda dos direitos de Igualdade de género e da conciliação entre o trabalho e a vida pessoal e familiar.