Trabalhadores realizaram dia 11 de Abril, uma concentração junto ao Ministério da Economia e do Emprego, protestando contra as más condições de trabalho e remunerações em atrasos e pagamento do subsídio de férias de 2012 e os subsídios de Natal de 2011 e 2012. Esta empresa é situada em Conquinha, Torres Vedras, emprega cerca de 100 trabalhadores.

Fonte: USL/CGTP-IN

Os trabalhadores, representados pelo seu sindicato, SITE, pretendem procurar soluções que passem, não pela liquidação da empresa, mas sim pela sua continuidade e consequente defesa dos postos de trabalho. A Fundição Dois Portos tem mercado e exporta 50% da sua produção e é crucial para o desenvolvimento da região oeste do Distrito de Lisboa, já muito sacrificada pelo desemprego e dificuldades económicas e sociais que atravessa.

A empresa tinha em desenvolvimento, no Quadro da Gestão - Sistemas de incentivo QREN, um processo de investimento aprovado (mudança de instalações e a construção de uma nova fábrica) na ordem dos 15 milhões de euros, dos quais 4.606.202 € do QREN. Devido a vários problemas, a banca suspendeu e, ou, cortou os financiamentos previstos, o que levou à renegociação e reformulação do projecto que entretanto acabou por não ter continuidade. A empresa recorreu posteriormente a um Plano Especial de Revitalização (PER), que após os prazos legais e negociações com os credores (Banca) acabou por não ser aprovado pela sua maioria, tendo sido votado favoravelmente pelos restantes credores, incluindo o Estado e os trabalhadores.

Na sequência deste desfecho do PER, o Administrador Judicial Provisório requereu, como é de Lei, ao Tribunal Judicial de Torres Vedras a insolvência da empresa, da qual já foi proferida sentença de declaração de insolvência, que decorre actualmente os seus trâmites legais.