Os serviços de saúde têm hoje menos enfermeiros que há dois anos atrás pondo em causa a qualidade dos cuidados, a sua e a nossa segurança. O GOVERNO pretende despedir enfermeiros!

Os cortes efetuados pelo governo já ultrapassou em cerca de 300 milhões de euros o que estava previsto. Isto significa que todas as instituições estão a ter cada vez mais dificuldade em dar as respostas que o Sr.(a) precisa e tem direito. O GOVERNO ainda quer “cortar” mais!

Os serviços têm hoje menos enfermeiros que há dois anos atrás pondo em causa a qualidade dos cuidados, a sua e a nossa segurança. O GOVERNO pretende despedir enfermeiros!
Os enfermeiros, há muito que têm um horário de trabalho norma de 35 horas semanais porque está provado que esse é o tempo indicado para lhes permitir o descanso físico e psicológico para estarem disponíveis para si, para cuidar de si. O GOVERNO pretende aumentar este horário para as 40 horas, pondo em causa, mais uma vez a sua segurança e a nossa!

Sabia que os enfermeiros por estarem 24 sobre 24 horas nos serviços, por trabalharem por turnos, não terem horas para comer estão mais sujeitos a riscos como: contrair doenças infetocontagiosas, doenças articulares e musculares e cancro no estomago?

Sabia que o aborto espontâneo é mais frequente nas enfermeiras que em qualquer outra profissão?

Sabia que o contacto permanente com a dor, o sofrimento e a morte, a elevada responsabilidade, o medo de errar e das consequências que esses erros podem ter na sua vida ou de um seu familiar ou amigo, a exposição à agressividade, a necessidade de estar em constante aprendizagem fazem com que muitos enfermeiros tenham depressões.