Os sindicatos da Fiequimetal solicitaram ao Ministério do Trabalho que convoque a administração da ThyssenKrupp Elevadores, para esta explicar de uma forma cabal as razões que motivam a pressão exercida sobre os trabalhadores, para que abdiquem do posto de trabalho.

Fonte: FIEQUIMETAL

 

Num comunicado que está em distribuição na empresa, reafirma-se o alerta já feito: os trabalhadores não são obrigados a aceitar qualquer tipo de proposta no sentido de pôr termo ao contrato, ou de serem transferidos para outra delegação ou país. Devem contactar de imediato os sindicatos e delegados sindicais, para que se possa analisar cada situação em concreto.

Nem sequer estamos diante de um caso de despedimento colectivo, mas sim de uma tentativa de redução de postos de trabalho a qualquer custo. Além disso, nos últimos anos a saída de trabalhadores não resultou numa redução do custo com pessoal, antes pelo contrário.

Alerta-se ainda que podem surgir problemas com a saída de trabalhadores, pois o desemprego voluntário, como é o caso das rescisões por mútuo acordo, não confere direito ao pagamento do subsídio de desemprego.