mw 860Os trabalhadores não docentes das escolas e jardins-de-infância vão estar em greve amanhã, dia 3 de Fevereiro. Exigem o fim da falta crónica de pessoal e do recurso sistemático e ilegal à contratação precária. Contam com o apoio já manifestado publicamente por toda a comunidade escolar.

Os trabalhadores não docentes dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública, sócios Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) também podem aderir à greve convocada para o dia 3 de Fevereiro pelos Sindicatos da Administração Pública/CGTP, e tendo as câmaras municipais recebido o pré-aviso de greve, esclareceu o STAL numa nota publicada no seu site (http://stal.pt/).

Reivindicações:

· A revisão da Portaria de Rácios! Os critérios de atribuição de postos de trabalho devem responder às necessidades efectivas por forma a assegurar o preenchimento adequado dos quadros de pessoal não docente.

· O fim do recurso ao Emprego Precário! A cada posto de trabalho com funções de carácter permanente deve corresponder um vínculo efectivo.

· A integração dos trabalhadores precários! Queremos que seja feita a integração de todos os trabalhadores que exerçam funções de carácter permanente, independentemente do seu vínculo e da sua situação precária.

· A abertura de concursos externos para admitir novos trabalhadores! Que sejam abertos concursos externos para recrutamento de trabalhadores com vínculo efectivo para preenchimento dos postos de trabalho ainda necessários, mesmo depois da integração dos atuais trabalhadores precários.

· Emprego com Direitos! É preciso uma Carreira! Queremos que os trabalhadores não docentes da Escola Pública vejam a sua função no sistema educativo dignificada, com a criação de uma carreira especial.


Ler comunicado