SBSI 0Os trabalhadores do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas (SBSI) e dos seus Serviços de Assistência Médico-Social (SAMS), decidiram marcar nova Greve e Manifestação para a segunda quinzena de Março.

A falta de resposta da Direcção do SBSI, aos pedidos de reunião dos Sindicatos representativos dos trabalhadores (Sindicatos): CESP, SEP, SMZS, STSS, SIFAP e SFP, para que retome de imediato os processos negociais e para que cumpra e mantenha em vigor os Acordos de Empresa, determinaram a decisão dos trabalhadores nos Plenários realizados esta semana.

A Direcção do SBSI, sindicato filiado na UGT, decidiu requerer em Novembro de 2016 junto do Ministério do Trabalho, a Caducidade das Convenções Colectivas que subscreveu com os Sindicatos, após inexplicavelmente ter interrompido há 3 anos, as negociações para a revisão das mesmas.

Os Sindicatos expuseram e solicitaram reuniões, sobre esta inaceitável atitude da direcção sindical do SBSI, às Centrais Sindicais.

A CGTP marcou e efectuou reunião, onde expressou toda a sua solidariedade e disponibilidade para apoiar os trabalhadores do SBSI/SAMS Sul e Ilhas.

O Secretário-Geral da UGT respondeu recusando receber os representantes dos trabalhadores dos SAMS/SBSI, alegando que “tal constituiria uma afronta ao SBSI”!

Os trabalhadores decidiram mandatar os seus Sindicatos, para enviarem novo Ofício à direcção sindical do SBSI, para que retome de imediato as negociações e que mantenha e cumpra, as Convenções Colectivas que agora pretende rasgar.

Os trabalhadores expressaram ainda a sua indignação e revolta, pela atitude injusta e prepotente destes sindicalistas¬-patrões e afirmaram a sua determinação em travar todas as lutas que sejam obrigados a realizar, para defender as suas Convenções Colectivas.

Manifestaram também a sua determinação e empenho, na defesa e garantia da Qualidade e da Segurança dos cuidados prestados nos SAMS, já que estas não parecem ser preocupações desta Direcção do SBSI!

 

Os Sindicatos:

Sindicato Enfermeiros Portugueses (SEP); Sindicato Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP); Sindicato Médicos da Zona Sul (SMZS); Sindicato Nacional Técnicos Superiores de Saúde (STSS); Sindicato Nacional Profissionais Farmácia e Paramédicos (SIFAP); Sindicato Fisioterapeutas Portugueses (SFP).