Cartaz Todos ao Hospital 2Foi marcada para o dia 4 de Março uma marcha contra a falta de profissionais de saúde no Hospital Barreiro/Montijo . Vai ter início na Baixa da Banheira e dirigir-se ao Hospital do Barreiro, onde decorrerá uma concentração. Foi convocada por várias comissões de utentes, organizações sindicais, autarquias locais e organizações e associações populares.

Segundo os organizadores, faltam de 55 médicos, 65 enfermeiros, 40 assistentes operacionais e 11 técnicos de diagnóstico, entre outros, no Centro Hospitalar Barreiro/Montijo. Esta falta de profissionais, fomentou os elevados tempos de espera nas urgências, a perda de valências, o desespero entre milhares de utentes e seus familiares. Já foram feitas algumas contratações, mas longe de resolverem as necessidades deste centro Hospitalar.

Nos quatro concelhos servidos pelo hospital (Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete), calcula-se que 76 mil pessoas não tenham médico, enfermeiros de família, sendo empurradas para as urgências hospitalares. A falta de cuidados primários e de proximidade agrava esta situação.

São objectivos da marcha:

- A Defesa do Serviço Nacional de Saúde!

- Contratação de mais profissionais de saúde;

- Reposição dos SAP nos centros de saúde e alargamento do seu horário de funcionamento;

- A redução dos tempos de espera nas urgências, nas consultas externas e nas cirurgias.

- O fim das taxas moderadoras.