hospital patient Contrariamente ao que foi veiculado pelo Secretário de Estado da Saúde, os trabalhadores da saúde não foram todos testados para o Covid-19.

Nota à Comunicação Social da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais

NÃO É VERDADE QUE OS TRABALHADORES DA SAÚDE TENHAM SIDO TODOS TESTADOS

Contrariamente ao que foi veiculado pelo Senhor Secretário de Estado da Saúde, num dos seus brifings diários e na imprensa escrita, os trabalhadores da saúde não foram todos testados para o Covid-19.

Durante a sua comunicação, o Senhor Secretário de Estado da Saúde, refere que “... os profissionais de saúde durante todo este período estiveram sempre protegidos seja pelos EPI seja pela realização de testes”, chegando mesmo a referir e a afirmar que, “...sempre que um doente Covid-19, em qualquer instituição, testou positivo, todos os contactos profissionais próximos, quer sintomáticos quer assintomáticos, foram testados e monitorizados exaustivamente pelas equipas de saúde ocupacional das respetivas instituições”.

Ora, tal afirmação por parte do Governante só pode ter sido feita por lapso ou por desconhecimento da situação real que se vive nas instituições de saúde.

Os trabalhadores da Saúde durante todo este período de crise sanitária, desenvolveram o seu trabalho e a sua actividade profissional demonstrando a sua competência e profissionalismo, garantindo a qualidade e a segurança sanitária do funcionamento das instituições de saúde, considerando as condições que lhes foram dadas para o efeito.

Durante este período estes trabalhadores, fruto da emergência de saúde pública existente, viram os seus direitos relegados para segundo plano.

Agora que entramos em face de desconfinamento, esta Federação exige que sejam repostos todos os direitos que lhes foram condicionados e, sejam consideradas as suas justas reivindicações, considerando nomeadamente, a importância das suas funções.

FONTE: Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais